domingo, 9 de março de 2014

Descobri que tenho talento #3

Adoro tudo relacionado com limão, por isso quando vi a receita de Queques de Limão, no blog Sem Avental, tive que experimentar.  Adorei! Cheiram tão bem e são uma verdadeira delícia. 

Deixo aqui a receita, retirada do mesmo blog, com a devida autorização. Deixo, também, uma foto com o resultado final da minha experiência.

Ingredientes:
3 ovos;
90 gr. de óleo de girasol (eu usei azeite);
200 gr. de farinha de arroz branco;
200 gr. de açúcar branco; (usei apenas 100gr, pois não gosto muito de açúcar)
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de xantam gum (como não sabia isto o que era, usei bicarbonato de sódio);
3 limões;
4 colheres de sopa de açúcar em pó. (usei apenas 3 colheres)

Preparação:
Comece por ligar o forno nos 180ºC e por forrar as formas de queques com papel vegetal (pincelar primeiro com margarina derretida).
Misture os ovos inteiros (sim, com claras e tudo e tudo) com o açúcar, o óleo de girasol, a raspa e o sumo de um limão. 
Mexa bem e acrescente depois a farinha, com o fermento e o xantam gum.
Divida a massa pelas forminhas e leve ao forno durante 15 minutos ou até a massa estar cozida (teste do palito).
Entretanto, numa tacinha à parte, misture o sumo de dois limões com as quatro colheres de açúcar em pó. Retire os queques do forno, pique-os com um garfo e ensope-os ligeiramente com a calda de limão e açúcar, deitando uma colher de chá por cima de cada queque e repetindo até não ter mais calda.


Desculpem lá a loiça toda empilhada como fundo, mas foi o que se conseguiu arranjar hehe.

12 comentários:

  1. Adoro bolos de limão. Acho que estes queques também devem ser muito bons :) Tenho de experimentar um dia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confirmo, como amante do limão que sou, ficam mesmo bons! :D
      Beijinho*

      Eliminar
  2. que lindos estão queques e muffins é mesmo comigo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estou desconfiada que se tentasse fazer isso, lá se me explodia a cozinha, mas sinto-me bastante tentada. É que bom aspecto eles têm !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha!
      Antigamente nem o fogão sabia acender direito. Um dia decidi meter mãos a obra e descobri que afinal não era assim tão má quanto pensava. Por isso, tu também consegues :D
      Beijinho*

      Eliminar