sábado, 7 de fevereiro de 2015

Auschwitz - Um dia de cada vez

Depois de terminada a leitura do livro Até que consigas voar, embarquei em outro tipo de obra. Desta vez o escolhido foi Auschwitz - Um dia de cada vez de Esther Mucznik. O meu objectivo é um livro novo por mês.

Já mencionei que sou fascinada por Auschwitz, sendo até uma das minhas viagens de sonho. Considerei este livro interessante, pois é um relato de pessoas que sobreviveram ao holocausto. São histórias emocionantes, de nos levar às lágrimas, mas que também nos faz pensar. Deixo aqui o resumo impresso na contracapa:

"A capacidade de sobrevivência do ser humano é notável e, por mais terrível que fosse a existência em Auschwitz, todos os dias se lutava para sobreviver apesar de a morte estar ao virar de cada esquina. O campo de concentração de Auschwitz é sinónimo do mal absoluto preconizado pelo nazismo. Foi ali que judeus e ciganos serviram de cobaias às diabólicas experiências médicas, que acima de um milhão de seres humanos foram gaseados e que mais de 200 mil homens, mulheres e crianças morreram de fome, frio e doença, de exaustão e brutalidade ou simplesmente de solidão e desesperança. No entanto muitos presos resistiam à total desumanização esforçando-se por manter alguma dignidade. Cuidar da higiene, ler, escrever, desenhar, ajudar a alguém a sobreviver ou até a morrer eram actos que atribuíam condição humana a quem parecia ter desistido de viver."

Imagem retirada daqui

Também aproveitei e, por mais 0,50€, trouxe um pin que achei que era a minha cara!




4 comentários:

  1. Tenho que acrescentar este livro à lista dos que quero comprar.
    Adoro o pin :D

    ResponderEliminar
  2. Também sou muito interessada por tudo o que tenha a ver com Auschwitz. Deve ser muito bom o livro :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Acho que é extremamente importante que Auschwitz nunca seja esquecido, para que não se volte a repetir. Há uns tempos vi um livro do género, mas misturava ficção, e que também me pareceu interessante.
    Tenho que arranjar um pin desses =P
    ***

    ResponderEliminar